Buscas relacionadas:

Cabo fotovoltaico

O cabo fotovoltaico é responsável por realizar a condução da corrente elétrica gerada em sistemas que captam energia solar. Além de ligar os painéis com o restante do sistema de transformação, esse componente apresenta resistência a condições climáticas adversas, raios UV e substâncias agressivas, como óleos e gases tóxicos. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • Para que serve um cabo fotovoltaico?
  • Composição do cabo fotovoltaico
  • Vantagens do cabo fotovoltaico
  • Segmentos que utilizam o cabo fotovoltaico
  • Como escolher o melhor cabo fotovoltaico?
  • A importância de um cabo fotovoltaico de qualidade
CABO FOTOVOLTAICO

Para que serve um cabo fotovoltaico?

O cabo fotovoltaico, também conhecido como cabo solar, é um dos principais componentes de um sistema de captação de energia gerada pelos raios do sol.

Esse item é responsável por realizar a condução da corrente elétrica que alimenta os dispositivos presentes em um ambiente residencial, empresarial, industrial ou qualquer outro que conte com uma instalação desse tipo.

Portanto, seu funcionamento assemelha-se ao de um cabo comum, com a diferença de que atua em um conjunto de energia limpa e renovável. 

Vale destacar que os cabos fotovoltaicos podem ser encontrados em diferentes partes do sistema, como conectados nas próprias placas de captação ou no quadro de energia solar

Eles também são encarregados de fazer a conexão intermediária dessas instalações com o inversor fotovoltaico, o transformador fotovoltaico e/ou o autotransformador energia solar, com o auxílio de conectores MC4.

Isso vale para os três tipos de sistemas de energia solar: o on-grid, o off-grid e o híbrido. 

Diferenças entre sistemas on-grid, off-grid e híbrido

Na instalação on-grid, o sistema de energia solar está ligado diretamente à rede pública de distribuição de eletricidade. 

Quando os painéis fotovoltaicos captam mais energia do que precisam, o recurso é devolvido à rede pública e, então, convertido em créditos na conta de luz. 

Já em períodos chuvosos, quando o acúmulo de energia solar se torna mais difícil, a rede pública provém a eletricidade que eventualmente faltar. 

O sistema off-grid, por sua vez, é independente e armazena a energia excedente em baterias para usá-la sempre que necessário. 

Por fim, o sistema híbrido pode funcionar de ambas as maneiras, de acordo com a preferência de seu administrador de forma tão versátil quanto um conector mc4 ou um cabo solar.  

Composição do cabo fotovoltaico

No mercado nacional, é comum encontrar o cabo energia solar desenvolvido a partir do cobre estanhado, elemento que destaca-se por sua elevada condutividade térmica e elétrica. 

Além disso, os cabos fotovoltaicos são compostos por termofixos, polímeros que permanecem rígidos diante de condições climáticas adversas. 

Os materiais do cabo para painel solar ainda são livres de halogênios, característica que explica a segurança do item quando se trata de não emitir gases nocivos à saúde humana.

Vantagens do cabo fotovoltaico

O cabo fotovoltaico oferece diversas vantagens para as instalações, como a alta resistência a variações bruscas de temperatura.

Portanto, as exposições constantes aos raios ultravioletas ou ao frio intenso não costumam afetar a estrutura dos cabos fotovoltaicos.

O material também não é danificado por óleos, vapores e outras substâncias que podem ser agressivas quando colocadas sobre algumas superfícies.

Nem mesmo a água do mar é capaz de causar problemas a um cabo fotovoltaico, ou seja, é possível instalar energia solar até em embarcações. 

Além disso, o item não emite gases tóxicos que colocariam em risco a segurança das pessoas e animais de estimação que estivessem por perto. 

Para concluir, os cabos fotovoltaicos são ótimos retardadores de chamas, o que ajuda consideravelmente no combate a incêndios. 

Todas essas características fazem com que o cabeamento sistema fotovoltaico seja considerado uma alternativa altamente segura. 

No entanto, é sempre bom lembrar que, assim como os demais componentes do sistema, o acessório também precisa passar por vistorias periódicas, realizadas por profissionais capacitados.

Segmentos que utilizam o cabo fotovoltaico

Os cabos fotovoltaicos são muito versáteis e podem ser implantados tanto em ambientes internos quanto externos.

Além disso, eles são eficazes em todos os tipos de instalações fotovoltaicas, inclusive embutidas e suspensas, adequando-se às especificidades de qualquer espaço.

Graças a essa qualidade, diversos segmentos beneficiam-se do uso de sistemas de energia solar e, consequentemente, dos cabos fotovoltaicos.

Por exemplo, indústrias que lidam com produtos químicos inflamáveis optam pelos itens por conta de sua capacidade de retardar a evolução de focos de incêndio.

Devido ao fato de apresentar elevada resistência a água, o cabo fotovoltaico também está muito presente em indústrias hidrelétricas, assim como o quadro energia solar

Inclusive, a utilização de energia solar em hidrelétricas tem se mostrado uma solução cada vez mais viável e eficiente para a geração de eletricidade de forma limpa e sustentável junto aos cabos fotovoltaicos.

Os cabos fotovoltaicos ainda são ótimas opções para plataformas de petróleo, pois não sofrem danos causados pela água e produtos oleosos.

Já na agricultura, placas solares e cabos fotovoltaicos que compõem sistemas off-grid garantem uma importante independência energética a áreas remotas e, consequentemente, sem acesso à rede pública.

Vale destacar que os setores produtivos não são os únicos que contam com os benefícios de um cabo fotovoltaico e demais partes de um sistema de captação de energia solar.

Em casas e prédios residenciais, essas instalações ajudam a reduzir consideravelmente os custos com energia elétrica.

Isso também torna os imóveis que utilizam energia solar mais sustentáveis, o que aumenta o seu valor de mercado. 

Está em busca de cabos fotovoltaicos para montar sistemas de energia solar com eficiência e segurança? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais e encontre os melhores produtos do mercado. 

Você também pode descobrir como escolher o melhor cabo fotovoltaico e a importância de contar com um acessório de qualidade no conteúdo disponibilizado no final da página. Aproveite!


Ver maisVer menos

Cabo fotovoltaico

Como escolher o melhor cabo fotovoltaico?

Alguns critérios básicos devem ser levados em consideração para escolher o melhor cabo fotovoltaico.

O primeiro é verificar o tipo de instalação que será realizada, pois existem cabos que apresentam um desempenho superior em sistemas on-grid do que em off-grid, e vice-versa. 

Outro aspecto importante na aquisição do cabo para energia solar é a seção transversal do item, que deve ser dimensionada de acordo com a potência do sistema fotovoltaico e a distância entre os painéis solares e os demais equipamentos. 

Também é indispensável checar a flexibilidade dos cabos fotovoltaicos quando se precisa instalá-los em curvas ou espaços apertados. 

Vale destacar que optar diretamente por um cabo flexível energia solar ajuda a economizar tempo durante serviços realizados nessas condições. 

Outro ponto de atenção para uma escolha assertiva é a amperagem dos cabos fotovoltaicos, fator ligado à redução de riscos de incêndio e superaquecimentos de maneira geral.

A amperagem é medida a partir de diversos tipos de correntes, conforme detalhado na listagem abaixo:

  • Corrente de projeto: Refere-se à corrente consumida em um circuito elétrico;
  • Corrente nominal: É a corrente com a qual um dispositivo opera sem apresentar mau funcionamento causado por eventuais danos; 
  • Corrente de curto-circuito: Trata-se de uma corrente nociva, que chega aos aparelhos eletrônicos quando acontece uma sobrecarga momentânea ou uma imperfeição no funcionamento de condutores de eletricidade;  
  • Corrente de sobrecarga: Esta corrente é similar a anterior, mas ocorre de forma prolongada ou constante, o que ocasiona graves problemas ao sistema de distribuição de energia. 

Além desses fatores, ainda existe a “capacidade de condução da corrente”, que define o quanto um cabo pode conduzir eletricidade sem atingir a temperatura máxima estabelecida pela legislação brasileira.

Antes de fechar negócio e comprar um cabo para placa solar, também é recomendável conferir se o item atende às normas técnicas e certificações exigidas para instalações de energia solar.

Tais parâmetros são regulamentados pela Lei 14.300/22, criada para garantir às pessoas o direito de produzir energia elétrica própria. 

Independentemente do modelo de cabo fotovoltaico desejado, uma boa dica é sempre consultar fornecedores especializados no ramo. 

Profissionais de referência conseguem detalhar as funcionalidades de cada cabo, indicar o mais adequado para a demanda em questão e ainda disponibilizar ofertas imperdíveis na compra ou manutenção desses produtos fundamentais. 

Todos esses benefícios você consegue com os parceiros do Soluções Industriais. É só solicitar um orçamento, preencher os dados necessários e entrar em contato com os principais especialistas do setor. 

A importância de um cabo fotovoltaico de qualidade

A importância de adquirir um cabo fotovoltaico de qualidade está relacionada à segurança e economia que uma instalação de energia solar deve proporcionar. 

Cabos fotovoltaicos de qualidade inferior podem até possuir um investimento inicial menor, mas seus custos-benefícios em médio e longo prazo, certamente, não são vantajosos.

Isso porque quando a estrutura de um cabo fotovoltaico não é forte o suficiente, o item se deteriora em poucos anos, exigindo trocas e manutenções corretivas frequentemente. 

Esses acessórios ainda precisam apresentar resistência a puxões e pisões acidentais, o que não ocorre quando são fabricados com materiais que não cumprem os padrões de segurança necessários.

Além dos prejuízos financeiros e riscos que danos na estrutura dos cabos fotovoltaicos trazem, ainda existe a possibilidade de que itens de baixa qualidade sejam vendidos sem as devidas certificações. 

A consequência disso é o comprometimento da segurança e eficiência do sistema fotovoltaico como um todo, o que pode causar falhas elétricas, aquecimento excessivo e até mesmo curtos-circuitos.

Não arrisque prejudicar todo o seu sistema de energia solar e a segurança das pessoas que circulam pela área de instalação com componentes de baixa eficiência! 

Solicite um orçamento agora mesmo no Soluções Industriais e adquira os melhores produtos do mercado por preços justos e acessíveis. Aproveite!



Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação