Buscas relacionadas:

Capela para gases

A capela para gases é um equipamento projetado para proteger os trabalhadores e o ambiente de laboratório contra os vapores tóxicos ou perigosos liberados durante procedimentos químicos. A seguir, vamos abordar tudo que você precisa saber sobre esse importante equipamento, desde o funcionamento até dicas valiosas de uso. Confira nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a capela para gases?
  • Tipos de capelas para gases
  • Vantagens da capela para gases
  • Dicas de uso da capela para gases
  • Como escolher a melhor capela para gases?
CAPELA PARA GASES

O que é e para que serve a capela para gases?

A capela para gases é um equipamento de laboratório projetado para proteger os pesquisadores e o ambiente contra a exposição a vapores tóxicos, gases corrosivos e demais substâncias perigosas.

Ela consiste em uma estrutura com aberturas controladas que permitem a manipulação segura dessas substâncias. 

Alguns modelos, como a capela de exaustão de gases, também podem apresentar um sistema com um exaustor centrífugo em polipropileno.

Como funciona uma capela para gases?

O funcionamento de uma capela para gases é baseado em princípios básicos de exaustão e filtragem. 

O ar contaminado é sugado da área de trabalho para dentro da capela, onde passa por filtros que removem partículas e substâncias indesejadas. 

Em seguida, o ar já limpo e com uma velocidade de fluxo controlada é devolvido ao ambiente, garantindo a segurança dos pesquisadores. 

Tipos de capelas para gases

Os três principais tipos de capela para gases são o “padrão”, “com tampo rebaixado” e “destinado a ácido perclórico”:

Capela padrão

O modelo padrão é a forma mais comum e versátil de capela para gases encontrada em laboratórios. 

Essas capelas normalmente possuem um tampo elevado que permite a manipulação segura de vapores tóxicos e previne a contaminação cruzada entre diferentes experimentos.

Capela com tampo rebaixado

A capela com tampo rebaixado é especialmente projetada para experimentos que envolvem reações químicas não suportadas por capelas padrão. 

Elas possuem um espaço de trabalho amplo, que permite a realização de atividades com reatores, flocodecantador, tanques de cobre e outras estruturas volumosas.

Capela para ácido perclórico

O ácido perclórico é uma substância química altamente corrosiva, que demanda capelas especiais.  

A capela para esse tipo de ácido é construída com materiais resistentes à corrosão, como aço inoxidável, e possui sistemas de exaustão dedicados para lidar com seus vapores.

Além dos tipos mencionados, existe também a capela para exaustão de gases walk-in e modelos com diferentes tipos de exaustores de pó industriais.

Vantagens da capela para gases

Além das questões óbvias de segurança, a capela para gases ou uma capela exaustão de gases oferece outras importantes vantagens. 

Para começar, sua estrutura robusta é resistente a impactos acidentais, variações repentinas de temperatura e outras situações desfavoráveis. 

Também vale mencionar que a instalação da capela para gases é prática e não apresenta riscos, desde que realizada por profissionais especializados. 

Por fim, as capelas podem ser fabricadas sob medida conforme as necessidades e preferências do comprador. 

Dicas de uso da capela para gases

Para garantir a eficácia da capela para gases, é importante tomar os seguintes cuidados durante o uso:

  • Manter a capela limpa: A limpeza regular da capela é essencial para manter a eficácia do sistema de exaustão;
  • Não obstruir a entrada de ar: A entrada de ar da capela deve estar sempre livre para promover a circulação do ar limpo;
  • Não armazenar produtos químicos na capela: A capela não deve ser utilizada como área de armazenamento de produtos químicos, mesmo que estejam protegidos por um tanque de polipropileno ou tanque de cobre;
  • Uso do exaustor em trabalhos com aquecimento: Em trabalhos que envolvem aquecimento, reações exotérmicas e manipulação de gases agressivos, é fundamental utilizar o exaustor centrífugo em polipropileno;
  • Cuidado com umidade: Ao utilizar uma capela para gases, deve-se evitar o contato do motor, interruptores, plugs e conexões com qualquer nível de umidade.

É importante ressaltar que, nas capelas de exaustão, são utilizados exaustores centrífugos, que são diferentes do exaustor axial. 

Este último é mais indicado para instalações em grandes ambientes, como fábricas e galpões para melhorar a qualidade do ar.

Deseja saber mais sobre a capela para gases? Confira o conteúdo que disponibilizamos no final da página! 

Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais. Solicite um orçamento gratuito e aproveite as melhores ofertas do mercado!


Ver maisVer menos

Capela para gases

Como escolher a melhor capela para gases?

A escolha de um equipamento como a capela para gases é muito importante, pois ela influencia diretamente na segurança dos profissionais enquanto manipulam substâncias químicas.

O mesmo acontece na escolha de tanques horizontais, por exemplo, que são recipientes de grande importância para a indústria química.

De modo geral, é fundamental levar em consideração o tipo de experimento a ser realizado, o nível de segurança necessário e o espaço disponível para instalação. 

Procurando por capelas para gases de qualidade? Faça sua cotação no Soluções Industriais agora mesmo!

Somos a maior plataforma B2B da América Latina, onde você pode ser atendido pelos melhores fornecedores do mercado de forma prática e personalizada.


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação