equipamentos e suprimentos de combate a incên

Sabemos que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar quando se trata de local de trabalho e residências.

Para isso, é essencial investir em equipamentos e suprimentos de combate a incêndio de qualidade.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

  • Os principais equipamentos e suprimentos de combate a incêndio
  • Por que investir em equipamentos e suprimentos de combate a incêndio?
  • O que são EPC e EPI
  • Cuidados necessários ao adquirir equipamentos e suprimentos de combate a incêndio
  • Dicas para casos de incêndio

Os principais equipamentos e suprimentos de combate a incêndio

Para garantir a segurança dos colaboradores de uma empresa ou membros de uma família, é importante ter à disposição equipamentos de combate a incêndio.

Acidentes de larga escala podem ser evitados se o local investir em bons materiais de combate a incêndio. Assim, se alguma ocorrência aparecer, será possível agir de maneira rápida.

Com isso em mente, existem vários tipos diferentes de equipamentos desenvolvidos especialmente para segurança de prédios e residências, são eles:

  • Extintores de incêndio: presente neste equipamento estão substâncias como pó químico, água, gás carbônico (CO2) e espuma mecânica. É importante lembrar que, para cada ocorrência de incêndio é usado um extintor; 
  • Mangueiras de hidrantes: utilizadas por bombeiros, esse equipamento é de extrema importância para controlar focos de incêndios que ocorrem em locais abertos;
  • Mangueira de combate a incêndio: esse equipamento deve estar disponível em todos os locais, com eles os bombeiros conseguem ter maior controle do foco de incêndio;
  • Sprinkler combate a incêndio: utilizados em locais com maior concentração de pessoas, esses equipamentos atuam de forma rápida quando acionados.
  • Porta corta-fogo: feita de um material resistente, essas portas impedem a passagem do fogo facilitando a fuga do local;
  • Sinalização: placas, adesivos e etiquetas são sinalizações de extrema importância para ajudar as pessoas a localizar os equipamentos de incêndio.

Por que investir em equipamentos e suprimentos de combate a incêndio?

Locais com grande fluxo de pessoas ou ambientes que comportam materiais inflamáveis precisam ter equipamentos para combate a incêndio sempre a disposição.

Com os equipamentos certos, e treinamento, é possível proteger o local e as pessoas que estão ali.Além de que, esse investimento traz inúmeros benefícios como:

Evita gastos desnecessários

Ter equipamentos de combate a incêndio disponíveis no local faz parte da Norma Regulamentadora (NR) 23. 

Não cumprir essa regra pode ocasionar em multas e órgãos municipais, e estaduais, podem interditar o estabelecimento. 

Protege o seu patrimônio

Em caso de acidentes com fogo o local pode ser completamente destruído, isso pode ocasionar na perda de máquinas, objetos de valor e espaço físico.

Portanto, investir no combate a incêndio é proteger não só as pessoas, mas também o ambiente que elas estão.

Garante mais segurança para todos

Como já citamos neste artigo, a segurança deve sempre ser colocada em primeiro lugar.

Sabemos que acidentes acontecem, mas é necessário estar sempre um passo à frente e ter à disposição os equipamentos de incêndio necessários para evitar grandes tragédias.

O que são EPC e EPI

Ainda abordando o tema segurança, ter equipamentos de EPI e EPC sempre à mão é imprescindível.

As EPC são Equipamentos de Proteção Coletiva, enquanto EPI se refere aos Equipamentos de Proteção Individual. Ambos são essenciais para a segurança dos seus colaboradores e são obrigatórias, de acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Diferença entre EPC e EPI

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são todos os itens que estão dispostos no ambiente e que servem como guia em caso de acidentes. Como: cones, placas, faixas e tudo que envolve a sinalização dos ambientes.

Já os Equipamentos de Proteção Individual servem para proteção da pessoa que o utiliza, como: óculos, capacetes, luvas e demais itens obrigatórios na atividade exercida.

Vale lembrar que para garantir a proteção de todos o ideal é que esses equipamentos de segurança e sinalização sejam utilizados juntos.

Benefícios da EPC e EPI

O objetivo principal desses itens é a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Com eles, os colaboradores conseguem realizar suas atividades com confiança.

Além de cuidar dos funcionários de determinado local, as EPC também servem de alerta para visitantes. Com a sinalização correta e informações claras, muitas ocorrências podem ser evitadas.

Cuidados necessários ao adquirir equipamentos e suprimentos de combate a incêndio

Por se tratar de itens essenciais para a segurança das pessoas, escolher bons equipamentos de incêndio é fundamental.

Imagine só, acontece alguma ocorrência e quando os profissionais capacitados utilizam as ferramentas, elas apresentam problemas. O que pode acontecer?

Cada ambiente necessita de um tipo específico de equipamento. Por isso, procure profissionais para identificar e sinalizar o que for preciso. 

Assim, as melhores escolhas são feitas e não existirá prejuízos ao comprar elementos desnecessários.

Escolha aparelhos de qualidade

Observe se os itens estão de acordo com as normas de segurança e seguindo os padrões de qualidade de sua fabricação.

Além disso, é importante manter a manutenção em dia de acordo com o pré-requisito de cada item para que eles funcionem de forma correta.

Conheça a funcionalidade de cada item

Situações de emergência acontecem de forma rápida e sem aviso prévio, por isso invista em treinamento e saiba qual a funcionalidade de cada equipamento que foi disposto para uso.

Dessa forma, as pessoas que os utilizarem saberão como se portar frente a necessidade do momento. 

Dicas para casos de incêndio

Agora que você conhece os diferentes tipos de equipamentos e suprimentos de combate a incêndio e suas funcionalidades, separamos algumas dicas para seguir em cada tipo de ocorrência.

Qual o extintor indicado para cozinha industrial?

Nesse cenário, o ideal é que seja utilizado o extintor de incêndio classe K. Esse item cumpre as normas de segurança exigidas para acidentes causados nesse local.

Isso pois, ele concede um rápido controle em casos de incêndios por banha e óleo. Fazendo com que o fogo não se espalhe.

Qual o tipo de extintor para cozinha?

Seguindo o mesmo critério que foi citado anteriormente, para incêndios causados em cozinhas o ideal é de fato o extintor de classe K. 

Além de evitar que o fogo se espalhe, esse extintor evita que as chamas se acendam novamente.

Pode usar extintor em pessoas?

Não é recomendado que os extintores sejam utilizados em pessoas, ou animais, isso porque seu uso foi pensado apenas para controle de fogo.

Em caso de acidentes envolvendo pessoas, é necessário seguir as orientações passadas pelo Corpo de Bombeiros. 

Qual o tipo de extintor recomendado para incêndios que aconteçam em cozinhas industriais comerciais ou domésticas?

Em locais residenciais ou comerciais onde alimentos são preparados com óleo, o extintor utilizado é o classe K.

O que não fazer em caso de incêndio na cozinha?

Caso o local onde o acidente ocorreu tenha os equipamentos de prevenção a incêndio, é necessário utilizá-los. Caso não, saia do local imediatamente e chame os bombeiros.  

Para que ocorrências como essas não aconteçam, tenha em mente que a prevenção é o melhor investimento para garantir a segurança de todos.

Algumas dicas de prevenção, são:

  • Desligar as bocas do fogão ao deixar o local;
  • Não instale cortinas próximas ao fogão;
  • Verifique se a torneira do gás não está em contato com o eletrodoméstico;
  • Inspecione a mangueira de gás;
  • Mantenha o botijão de gás no lado externo.

Qual é o extintor para a classe D?

Esse tipo de extintor emite uma substância à base de cloreto de sódio (NaCI) que isola o metal do oxigênio.

Com ele, o fogo é contido de uma forma que não volte a queimar novamente.

Ver maisVer menos

equipamentos e suprimentos de combate a incên

Equipamentos e suprimentos de combate a incêndio são itens importantes para ter em todos os locais, sejam eles comerciais ou residenciais.

Por isso, analise o ambiente e invista em bons equipamentos. Dessa forma, os colaboradores, visitantes e sua família estarão aptos a lidar com qualquer ocorrência que surgir.

Não se esqueça que Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos também fazem parte de um bom planejamento contra acidentes.

Agora que você já sabe a importância de equipamentos para incêndio, confira os produtos parceiros do Soluções Industriais!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação