Buscas relacionadas:

Mangueira de aço

A mangueira de aço faz com que a distribuição de gás e fluidos líquidos em residências, indústrias, comércios e qualquer outro ambiente seja muito mais segura. O item é flexível e resistente, o que garante adaptação a diferentes espaços e ótima proteção contra vazamentos. Conheça melhor as funções, tipos e cuidados com o produto nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve uma mangueira de aço?
  • Tipos de mangueiras para gás
  • Cuidados com o uso da mangueira de aço
MANGUEIRA DE AÇO

O que é e para que serve uma mangueira de aço?

A mangueira de aço é um componente que garante o transporte seguro de gás liquefeito de petróleo (GLP) ou natural em qualquer ambiente, desde que compatível com a instalação. 

Além disso, ela pode ser utilizada para transportar fluidos líquidos, o que a torna útil para indústrias de petróleo e gás, químicas, farmacêuticas, alimentícias, automotivas e muitas outras.

Normalmente, a estrutura da mangueira é composta por um tubo flexível de borracha protegido por uma camada de aço trançado ou espiralado. 

Esse revestimento metálico minimiza consideravelmente as chances de que a mangueira sofra danos causados por temperaturas extremas, vibrações ou movimentos bruscos, e apresente vazamentos.

Vale destacar também que a fabricação de uma mangueira de aço para gás deve seguir rigorosos padrões de qualidade e segurança, estabelecidos pela ABNT NBR 14177.

A norma ainda determina regras para a instalação e métodos de ensaio da mangueira de gás em aço flexível, que devem ser cumpridas à risca para evitar vazamentos. 

A importância de evitar vazamentos de gás

Os vazamentos de gás são ainda mais perigosos do que os de outros elementos, já que não é fácil percebê-los.

Quando o gás escapa de seu caminho adequado, há grandes riscos tanto para a saúde humana quanto para a integridade das construções. 

Por exemplo, a inalação de grandes quantidades de gás pode provocar dores de cabeça, falta de ar, vômitos, perda de consciência e, em casos mais graves, levar à morte, devido à presença de monóxido de carbono na substância. 

Além disso, o gás é altamente inflamável, ou seja, causa incêndios e explosões facilmente. E poucas pessoas sabem, mas apenas um toque no interruptor pode ser suficiente para desencadear uma tragédia.

Todas essas informações reforçam a importância de adquirir a mangueira de gás de aço junto a fornecedores de confiança, que garantirão acessórios de elevada qualidade e eficiência. 

Também é interessante que a instalação seja feita apenas por profissionais especializados, que irão considerar dois fatores para realizar a conexão: a posição do item e as condições de pressão e temperatura do gás transportado. 

Com base nesses dados, é possível escolher a mangueira de gás de aço mais indicada para garantir a segurança do transporte.

Tipos de mangueiras para gás

Uma mangueira de aço é classificada de acordo com os tipos de suas pontas, que variam entre:

  • Bico x bico: Refere-se a uma mangueira que possui um bico em uma extremidade e outro correspondente na outra. Essa configuração é frequentemente usada para conectar duas mangueiras juntas;
  • Bico x rosca fêmea: Indica uma mangueira com um bico em uma extremidade e uma conexão de rosca fêmea na outra. A rosca fêmea é projetada para se encaixar em uma conexão de rosca macho correspondente em outro dispositivo, como uma torneira ou um adaptador;
  • Rosca macho x rosca fêmea: Refere-se a uma conexão em que um dispositivo possui uma rosca macho que se encaixa em uma rosca fêmea de outro dispositivo. Essa configuração é comumente usada para conectar diferentes componentes, como tubos, válvulas, torneiras e adaptadores. 

Para adquirir a mangueira de aço assertivamente, além de verificar a temperatura e pressão utilizada no sistema de distribuição, é necessário conhecer os tipos de entrada e saída do fogão e do registro que libera o fluxo de gás.

Cuidados com o uso da mangueira de aço

Assim como qualquer material utilizado em atividades que envolvem substâncias perigosas, a mangueira de aço requer alguns cuidados básicos.

Por exemplo, é imprescindível respeitar o prazo de validade indicado pelo fabricante, uma vez que o item vencido perde suas propriedades de segurança, mesmo que esteja em bom estado de conservação.

Outro ponto de atenção é a temperatura e a pressão máximas suportadas pela mangueira de aço utilizada, pois excedê-las pode resultar em vazamentos e outros acidentes. 

É preciso também escolher conexões adequadas para ligar a mangueira aos demais componentes do sistema de distribuição, a fim de garantir que estejam devidamente seladas.

Alguns modelos possuem características específicas, como a mangueira “bico x bico”, que não pode ser embutida em paredes, apenas atravessá-las com o auxílio de um passador. 

Independentemente do tipo instalado, é indispensável realizar um teste com sabão para verificar se há vazamentos após a finalização do serviço. Caso a aplicação do sabão gere bolhas, é indício de que existe uma irregularidade.

A longo prazo, é comum que a mangueira de gás de aço acumule poeira e gordura. Portanto, uma boa limpeza se torna essencial. 

Esse procedimento precisa ser feito com os produtos adequados, que costumam ser recomendados pelo fabricante na embalagem. 

É importante destacar que utilizar substâncias quimicamente agressivas pode corroer a camada metálica da mangueira, comprometendo sua capacidade protetora. Por isso, produtos com essas especificações devem ser evitados. 

Ainda é recomendado fazer inspeções visuais regulares na mangueira de aço. Caso alguma imperfeição seja notada, o item deve ser reparado ou substituído antes de um novo acionamento na distribuição do gás.  

Por fim, se a mangueira de gás de aço não for instalada logo após ser adquirida, é necessário mantê-la em local limpo e seco, sem a presença de produtos corrosivos e fontes de calor excessivo.

Não comprometa a segurança da sua propriedade ou das pessoas que circulam próximo a ela com mangueiras de transporte de fluidos de baixa qualidade. 

No Soluções Industriais, você encontrará opções de mangueiras de elevada eficiência para instalações residenciais, comerciais e industriais. Solicite um orçamento agora mesmo e aproveite!

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Mangueira de aço

A mangueira de aço é uma ótima opção para os sistemas de distribuição de gás instalados em residências, comércios e indústrias.

Sua estrutura consiste em um tubo flexível e resistente de borracha, revestido por uma camada metálica que reforça a proteção contra danos. 

Garanta já a segurança e eficiência do seu sistema de distribuição de gás! Solicite um orçamento de mangueira de gás de aço no Soluções Industriais e evite problemas com vazamentos. 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação