Buscas relacionadas:

Tubo De Acrílico

O tubo de acrílico apresenta transparência excepcional, leveza, flexibilidade, resistência à ruptura e versatilidade para atender a qualquer aplicação. Por isso, é comum utilizá-lo na fabricação de móveis, artigos de decoração, displays, luminárias, esculturas e vários outros itens. Conheça melhor as características e vantagens do produto nos tópicos abaixo!

  • Para que serve um tubo de acrílico?
  • Segmentos que mais utilizam os tubos de acrílico
  • Características do tubo de acrílico
TUBO DE ACRÍLICO

Para que serve um tubo de acrílico?

O tubo de acrílico pode ser utilizado em diversas situações, como em construções residenciais, no transporte de matérias-primas líquidas trabalhadas em indústrias e até nos mais variados projetos artísticos. 

Isso porque o material de fabricação é um elemento facilmente moldável e adaptável a processos de colagem. 

Se necessário, um tubo acrílico pode ser cortado, dobrado ou encaixado em diversas peças e superfícies. 

No caso do primeiro procedimento, uma boa dica é contar com o auxílio de uma máquina de corte a laser, equipamento extremamente preciso e eficaz.

Também vale destacar o aspecto visual do acrílico, semelhante aos vidros,da mesma forma que um cano de acrilico transparente, o que confere um toque elegante aos ambientes quando os tubos ficam expostos. 

Não só isso, o tubo de acrílico é encontrado em versões coloridas, sem perder sua transparência, algo bastante útil para quem o adquire para produzir arte.

A popularidade do tubo em acrílico ainda é explicada pelo fato do item ser disponibilizado em diferentes diâmetros e espessuras no mercado. 

Um fabricante ou fornecedor especializado em acrílico certamente terá o tubo nas medidas certas para atender a qualquer necessidade do comprador.

Segmentos que mais utilizam os tubos de acrílico

O uso mais conhecido de um tubo de acrílico é na construção civil, mas está longe de ser o único.

Os fabricantes de alimentos, móveis, reservatórios de líquidos, displays, lustres, artigos decorativos, sistemas de iluminação e muitos outros produtos também costumam utilizar o tubo acrílico em suas atividades.

O acrílico é tão resistente e flexível que até mesmo os segmentos aeronáuticos e náuticos têm dado preferência ao material.

Características do tubo de acrílico

O tubo de acrílico pode ser fabricado de duas maneiras: por extrusão ou fundição. Em resumo, os produzidos a partir do processo de extrusão caracterizam-se por sua dureza, o que os torna mais difíceis de serrar.

Portanto, um tubo acrílico extrudido é mais indicado para aplicações em que sua estrutura bruta seja usada.

Vale destacar ainda que sua principal vantagem em relação ao tubo de acrílico fundido é o preço mais acessível.

Por sua vez, os tubos fundidos apresentam um alto nível de transparência e flexibilidade e, apesar de mais caros, podem ser a solução mais eficaz para alguns serviços. 

Além disso, um tubo de acrílico transparente fundido é capaz de passar por usinagens, procedimentos que aprimoram a forma de peças utilizadas em aplicações industriais. 

Diferenças à parte, os tubos acrílicos extrudados e fundidos têm benefícios importantes em comum.

Em primeiro lugar, ambos os modelos são resistentes a fortes impactos e condições adversas, como a constante exposição aos raios ultravioleta.

Dessa forma, um tubo de acrílico dificilmente se quebra, racha ou perde sua tonalidade original com o passar do tempo.

Diferentemente dos metais, o acrílico ainda não oxida, o que aumenta sua vida útil mesmo quando em contato com agentes químicos agressivos.

Todas essas vantagens são somadas à leveza do tubo acrílicoou um tubo de acrilico transparente, reconhecidamente uma peça fácil de ser manuseada e transportada. 

Para finalizar, o acrílico é amigável ao meio ambiente, já que sua composição não inclui substâncias tóxicas e um tubo ou outra peça feita do material pode ser reciclado.

Como é feita a reciclagem do acrílico?

O acrílico é lavado e completamente moído assim que chega a um centro de reciclagem. Em seguida, o material tem suas moléculas poliméricas quebradas, a partir de um processo realizado a mais de 400°C.

Então, o acrílico é novamente higienizado, com o intuito de eliminar substâncias contaminantes de outros elementos que eventualmente tenham se aderido à sua estrutura.

O próximo passo é a decantação, procedimento feito para separar fluidos e partículas sólidas. Com essa etapa concluída, o acrílico é purificado em uma máquina destiladora. 

Por fim, os monômeros do acrílico, pequenas moléculas resultantes do aquecimento, são reutilizados na composição de novas peças.

É importante destacar que um acrílico que passa por reciclagem conserva propriedades similares às da matéria-prima original.

Quer adquirir o tubo acrílico com o melhor custo-benefício do mercado? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais! 

E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Tubo De Acrílico

O tubo de acrílico é leve, flexível e muito resistente a impactos e condições adversas de operação, algo comum em indústrias que lidam com produtos químicos corrosivos, por exemplo.

O material ainda tem como vantagem a facilidade de ser dobrado, perfurado e cortado para atender a aplicações específicas. 

Por exemplo, o último processo pode ser realizado com extrema precisão quando se usa uma máquina de corte a laser

Quer ser atendido por quem mais entende de tubo acrílico? Faça sua cotação no Soluções Industriais agora mesmo! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação