Buscas relacionadas:

Tubo Hidráulico

O tubo hidráulico é um componente fundamental em sistemas de transporte de líquidos presentes nas indústrias e ambientes residenciais. Esse item resiste a condições de operação adversas, como temperaturas extremas, condução de fluidos corrosivos e altas pressões. Conheça melhor suas aplicações, características e vantagens conferindo os tópicos abaixo!

  • Qual a função de um tubo hidráulico?
  • Aplicabilidade do tubo hidráulico
  • Características do tubo hidráulico
  • Vantagens do tubo hidráulico
TUBO HIDRÁULICO

Qual a função de um tubo hidráulico?

O tubo hidráulico é um componente essencial em sistemas que lidam com um fluxo intenso de líquidos, inclusive os corrosivos. 

Por esse motivo, o item está presente não apenas em instalações residenciais, como também em áreas agrícolas e indústrias dos mais diferentes segmentos. 

Para cumprir sua função com eficácia, o tubo hidráulico é fabricado com materiais extremamente resistentes a altas pressões, temperaturas extremas e outras condições adversas.

Isso significa que os tubos hidráulicos dificilmente apresentam vazamentos quando conservados de maneira adequada.

Além disso, esses componentes podem ser submetidos a tratamentos de revestimento para melhorar ainda mais suas propriedades. 

É o caso da galvanização, que confere uma proteção adicional contra corrosão, prolongando a vida útil dos tubos hidráulicos de aço presentes em ambientes agressivos. 

O procedimento mencionado deixa o tubo tão robusto que é possível compará-lo até mesmo a um perfil de aço, peça usada na construção civil e produção de equipamentos industriais.

Aplicabilidade do tubo hidráulico

Os segmentos alimentício, automobilístico, petrolífero, além da construção civil e agricultura, são exemplos de setores que se beneficiam do tubo hidráulico.

Isso porque esses tubos são muito versáteis, oferecendo a segurança necessária para transportar água e óleo usados na fabricação de alimentos, assim como garantir a pressão necessária quando auxiliam na movimentação de máquinas pesadas.

Escavadeiras, tratores e guindastes, por exemplo, contam com tubos hidráulicos para transmitir energia gerada pela força da água ou combustível e, assim, operar seus braços, lanças, lâminas e guinchos.

O mesmo vale para equipamentos como tornos, fresadoras e prensas, auxiliados pelos tubos quando se trata de realizar cortes, perfurações e dobras de variadas peças.

Por fim, os tubos hidráulicos alta pressão ainda são utilizados em sistemas de frenagem implantados nos veículos, a fim de fornecer o fluido de freio rapidamente assim que os motoristas pisam no pedal.

Vale ressaltar que essas e outras instalações que dependem de sistemas hidráulicos podem requerer tubos com diferentes diâmetros, comprimentos e espessuras, critérios que impactam no tubo hidráulico preço.

Características do tubo hidráulico

Além de medidas distintas, o tubo hidráulico pode apresentar adaptações em seu formato, variando de acordo com a sua aplicação.

No mercado, é possível encontrar tubos hidráulicos retos, dobrados, soldados e com conexões roscadas ou por flange, a fim de atender a todos os projetos de engenharia de construções e máquinas. 

Essas modificações são feitas de forma muito precisa com máquinas de usinagem CNC, que usam comandos computadorizados para modelar peças e evitar qualquer imperfeição em suas estruturas.

A usinagem é especialmente útil quando os tubos hidráulicos precisam ser instalados em pontos de difícil acesso, em que um mínimo erro nas medidas poderia inviabilizar seus usos. 

Para concluir, esses tubos devem atender a rigorosas normas e padrões de qualidade nacionais e internacionais (caso sejam exportados), como a NBR 5599-1, a EN 10305-1 e a DIN 2391.

Vantagens do tubo hidráulico

A principal vantagem do tubo hidráulico é a segurança que oferece a qualquer instalação, algo ainda mais importante em setores como o alimentício.

Os tubos hidráulicos dificilmente sofrem danos e, consequentemente, a entrada de substâncias indesejáveis em suas estruturas é praticamente impossível.

Além disso, esses itens têm suas bordas e extremidades rebarbadas, o que evita contaminações no sistema hidráulico.

O cuidado na fabricação de tubos hidráulicos é justificável, pois nem sempre é possível notar facilmente a presença de agentes contaminantes nos líquidos usados para produzir alimentos. 

Se uma tubulação de baixa qualidade for aplicada em indústrias alimentícias, há grandes riscos do produto final chegar à mesa dos consumidores em um estado inadequado, causando graves problemas de saúde. 

Já quando se trata de tubos hidráulicos utilizados em outras aplicações, como em freios automotivos, uma mínima falha no transporte de fluidos pode causar um acidente.

Portanto, a confiabilidade do tubo hidráulico é essencial em diversas indústrias, uma vez que garante a segurança dos processos e/ou a integridade dos produtos finais. 

Quer encontrar os melhores fornecedores de tubos hidráulicos do mercado? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina!

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Tubo Hidráulico

O tubo hidráulico é a escolha certa para garantir a segurança e eficácia no transporte de fluidos em ambientes residenciais e industriais. 

Muito versátil, esse componente pode até ser aplicado em sistemas hidráulicos que trabalham com líquidos corrosivos ou transportados em temperaturas extremas.

Para se ter uma ideia da resistência dos tubos hidráulicos, é possível comparar esses itens a um perfil de aço, peça conhecida no ramo da construção civil por sua robustez.

Agora que você já sabe tudo sobre o tubo hidráulico, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas que estão te esperando!



Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação