Buscas relacionadas:

Limpeza de fossa

A limpeza de fossa é classificada como um serviço primordial de saneamento básico, garantindo que o sistema esteja em plenas condições de funcionamento. Para saber como é feita a limpeza de fossa, porque contar com uma empresa de limpa fossa, as vantagens do serviço e sua importância de fazer a limpeza periodicamente, confira os tópicos abaixo!

  • Como é feita a limpeza de fossa?
  • Por que contar com uma empresa de limpa fossa?
  • Vantagens da limpeza de fossa
  • A importância de contratar o serviço periodicamente


Como é feita a limpeza de fossa?


A fossa é um importante item para o tratamento de esgoto, visto que é a primeira responsável em receber os resíduos.

Basicamente, esse sistema tem como objetivo realizar o armazenamento dos dejetos por um período de tempo, dando início ao processo de tratamento. 

Isso porque ela é capaz de realizar a divisão dos resíduos sólidos e transformar os compostos em substâncias mais simples e estáveis, impedindo que materiais perigosos vão parar no meio ambiente. 

Durante o processo de funcionamento da fossa, a parte líquida do esgoto fica na parte de cima enquanto o material sólido é sedimentado no fundo. 

O acúmulo dos dejetos sólidos que não podem ser decompostos é o responsável pela formação de lodo, o que torna essencial a limpeza da fossa.

Resumidamente, o processo de limpeza de fossa tem como finalidade retirar o lodo presente no fundo do sistema, prevenindo problemas graves nas tubulações, ramais e até mesmo entupimentos. 

Por essa razão, também é indispensável que haja a limpeza do tanque, do filtro para fossa séptica, dos encanamentos, dentre vários outros componentes do sistema. 

Para entender melhor sobre a realização do serviço, é fundamental que o cliente saiba que cada fossa requer um tipo de procedimento específico, sendo que um dos mais comuns é o hidrojateamento de alta pressão, que utiliza jatos de água para remover toda a sujeira.

Apesar de poder ser realizada de diferentes maneiras, a limpeza preventiva tem algumas semelhanças, que envolve a necessidade de retirar a tampa e manter a fossa aberta, com o intuito de impedir que gases perigosos cause problemas de saúde, e a retirada do lodo dos resíduos com uma mangueira de sucção. 


Por que contar com uma empresa de limpa fossa?


O serviço de limpeza terceirizado é um dos mais recomendados quando se trata do processo de limpeza de fossa

O processo faz parte do tratamento de esgoto, que precisa ser desenvolvido de maneira correta para impedir a contaminação do meio ambiente. 

Ao contar com uma empresa de limpa fossa especializada, o contratante garante não só que o serviço será desenvolvido da maneira correta, mas também que os resíduos serão transportados com segurança para um local que ofereça o tratamento adequado. 

Isso porque, de acordo com a Lei nº 14.026, de 2020, o saneamento básico consiste em um conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, dentre outros itens, fazendo com a contratação seja fundamental para garantir a saúde da população.


Vantagens da limpeza de fossa


Depois de entender mais sobre o saneamento básico, fica mais fácil compreender as razões pelas quais o serviço de limpeza de fossa é tão importante. 

Seja para instalações industriais, comerciais, empresariais ou residenciais, a atividade tem a função principal de evitar problemas devido ao acúmulo de sujeiras, podendo assegurar diversas vantagens a curto, médio e longo prazo. 

Em síntese, o primeiro benefício assegurado pela limpeza preventiva é a diminuição significativa dos riscos de entupimento. 

À primeira vista, a prevenção pode até parecer uma necessidade simples, mas caso não seja realizada poderá causar gastos maiores e trabalhos mais problemáticos. 

Já a não realização do serviço poderá comprometer a eficiência da fossa, fazendo com que o tratamento de esgoto não aconteça da forma correta. 

Quando isso ocorre, existem grandes chances de microorganismos e dejetos perigosos irem parar no meio ambiente, causando a contaminação de áreas. 

A limpeza de fossa ainda se destaca por assegurar mais proteção para a saúde humana e a preservação do meio ambiente, evitando o aumento de doenças infectocontagiosas, bem como ajudando na preservação do solo e da água.

Uma outra vantagem assegurada pela contratação periódica do serviço é a diminuição do cheiro, promovendo mais conforto para quem reside, circula ou trabalha pelo área em que o sistema está disposto. 

Isso porque é extremamente comum que tanques para tratamento de efluentes possuam odores fortes, fator que não é diferente com a fossa. 

Por fim, a limpeza preventiva ainda previne a proliferação de insetos, como moscas e baratas.

Ver maisVer menos

Limpeza de fossa

A importância de contratar o serviço periodicamente


Considerando todas as vantagens da limpeza de fossa, a importância de contratar o serviço periodicamente fica mais do que clara, especialmente os aspectos econômicos e de saúde. 

Ao realizar o serviço constantemente, a limpeza se torna mais simples e diminui o custo total da contratação. 

Não só isso, ela também evita o entupimento da fossa e é possível impedir que perdas maiores ocorram, afinal, dependendo do retorno dos efluentes, outras partes do sistema podem ser comprometidas ou até mesmo bens materiais.

Porém, a principal razão para realizar a limpeza periodicamente é os benefícios que ela pode gerar para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas e do meio ambiente. 

Agora que você já conhece detalhes sobre a limpeza de fossa e as vantagens da realização do serviço, conheça os parceiros do Soluções Industriais e faça cotações com os melhores fornecedores do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação