Serviço de pintura industrial

O serviço de pintura industrial é solicitado não apenas para promover a beleza estética das superfícies, mas também para garantir toda a proteção necessária e prolongar a vida útil dessas! Quer saber mais detalhes sobre o que é, quais os objetivos e benefícios, os tipos disponíveis, bem como as principais normas e ferramentas utilizadas? Navegue pelos tópicos abaixo!

  • O que é pintura industrial?
  • Qual o objetivo da pintura industrial?
  • Benefícios do serviço de pintura industrial 
  • Tipos de pintura que podem fazer parte do serviço
  • Segmentos que costumam precisar do serviço de pintura industrial
  • Como fazer pintura industrial?
  • Serviços vinculados ao de pintura industrial
  • Principais ferramentas e técnicas utilizadas no serviço de pintura industrial
  • Normas importantes que são relacionadas ao serviço de pintura industrial
  • Como contratar uma empresa para o serviço de pintura industrial?

O que é pintura industrial?

Falar sobre o que é pintura industrial abre margens para um assunto bem amplo, visto que envolve desde a coloração de produtos até das próprias construções. 

Quando se trata de peças, o serviço de pintura industrial costuma incluir todo tipo de estrutura metálica, bem como peças, máquinas e equipamentos. 

Em adicional, é comum solicitá-lo para: 

  • Áreas com umidade relativa do ar acima de 85%;
  • Tanques de armazenamento de líquidos;
  • Veículos, equipamentos e estruturas dispostas em água; 
  • Ambientes de alta agressividade, especialmente os que atuam com produtos químicos;
  • Locais que necessitem de alta limpeza. 

Entrando em uma parte de aplicação de área construtiva, mas ainda não voltada para casas, prédios e galpões, a atividade é comum em ambientes com tubulações, navios e plataformas. 

Já em edificações tradicionais, a pintura industrial está presente tanto na área interna quanto na externa, podendo ser feita em pisos, paredes e fachadas. 

Qual o objetivo da pintura industrial?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a pintura industrial não é feita apenas por uma questão estética. 

Claro, o embelezamento de peças e construções ajuda a promover mais credibilidade para as empresas, garantindo uma sensação de comprometimento com os resultados dos clientes. 

Entretanto, o objetivo geral do serviço de pintura industrial vai muito além disso, visto que é destinado principalmente para garantir mais proteção. 

Em outras palavras, a aplicação de tintas ou solventes possibilita a criação de uma camada protetora nas superfícies, que evita desgastes e danos estruturais. 

Em adicional, a pintura industrial é necessária para impedir que a ação do tempo, de temperaturas extremas e de agentes agressivos causem problemas. 

Apesar da questão estética e da proteção estrutural serem os principais objetivos do serviço, ele também pode servir para atribuir as características informacionais necessárias para uma área.

Por exemplo, é muito comum utilizar cores específicas para identificar tubulações, indicar e delimitar caminhos em fábricas, sinalizar áreas de potenciais riscos, entre outras funções.

Já quando o serviço de pintura industrial é feito em fachadas, ele tem como principal objetivo promover a comunicação visual da marca. 

Benefícios do serviço de pintura industrial 

Os detalhes sobre os principais benefícios do serviço de pintura industrial podem ser obtidos por meio de uma análise minuciosa de seus objetivos. 

Um ótimo jeito de começar a destacá-los é considerando o fato que os procedimentos são capazes de promover tratamento contra corrosão e desgastes em estruturas metálicas. 

Basicamente, isso acontece porque a aplicação ajuda a reduzir a aderência de partículas na superfície, proporcionando maior durabilidade para as peças. 

Vale ressaltar que a aplicação também é ótima para diminuir a rugosidade de superfícies e da absorção de calor.

Em adicional, a pintura industrial apresenta excelentes características impermeabilizantes, fazendo com que fluidos, fungos e bactérias não atinjam o material, área ou objeto.

Na construção civil, esse é um dos principais benefícios da aplicação, visto que a ação de intempéries em telhados e lajes podem causar infiltrações, rachaduras, fissuras, mofo e bolor. 

Apresentando alta resistência química e mecânica, o procedimento ainda ajuda a facilitar processos de limpeza, especialmente por apresentar características assépticas. 

Não só a parte da higienização,o serviço de pintura industrial assegura benefício estético, que faz com o ambiente fique com um aspecto agradável. 

Conhecendo todos esses fatores e considerando o fato que o trabalho pode atuar com sinalizações, não é exagero afirmar que a pintura também serve para a proteção da vida. 

Tipos de pintura que podem fazer parte do serviço

Uma empresa de pintura industrial pode atuar com diversos tipos de serviços, entre os quais destacam-se: 

  • Pintura eletrostática: método que utiliza o princípio elétrico para a fixação da tinta em superfícies metálicas, com aço, ferro, alumínio, ouro e cobre; 
  • Pintura por imersão: processo em que a tinta é colocada em um tanque e as peças são mergulhadas; 
  • Pintura intumescente: modelo que faz a aplicação de uma camada de tinta que suporta temperaturas de até 200ºC, ideal para proteger estruturas metálicas do calor excessivo e fogo;
  • Pintura naval: técnica que oferece excelente proteção anticorrosiva, bem como que impede a aderência de vida marinha no casco das embarcações. 

Não só isso, o serviço de pintura industrial pode envolver a coloração de fachadas, pisos, telhados, construções, dentre várias outras áreas. 

É essencial citar que a decisão do melhor procedimento irá depender da demanda do projeto do cliente, considerando o tipo de superfície, necessidade de proteção e características estéticas.

Sendo assim, após realizar um estudo detalhado sobre as pinturas industriais, o ideal é entrar em contato com profissionais especializados na atividade para garantir mais segurança. 

Segmentos que costumam precisar do serviço de pintura industrial

Levando em consideração os objetivos e os benefícios da pintura industrial, não fica difícil notar que a solicitação pode ser feita por empresas de praticamente todos os segmentos.

Isso acontece devido ao fato que o serviço pode ser solicitado tanto para a realizar a pintura de máquinas industriais quanto de pisos e paredes. 

Em uma análise geral dos segmentos que mais solicitam o serviço de pintura industrial, o destaque vai para siderúrgicas, petrolíferas, hidroelétricas, caldeiraria e usinagem. 

É de referir que empresas de saneamento básico, construção naval e civil, mecânica pesada e transporte completam a lista dos principais contratantes. 

Devido ao fato de serem excelentes para sinalizações e demarcações viárias, as pinturas industriais também são muito buscadas por órgãos públicos, como governos e prefeituras. 

Para concluir, uma empresa de pintura industrial pode ser contratada para trabalhos em fábricas em geral, oficinas mecânicas, cozinhas e restaurantes, hospitais, escolas, dentre outros ambientes. 

Quer conhecer o melhor em empresa de jateamento e pintura industrial? Confira as ofertas de serviços que o Soluções Industriais separou para você contratar com ótimos preços!

Ver maisVer menos

Serviço de pintura industrial

Como fazer pintura industrial?

Independentemente se for o processo realizado em uma cabine de pintura industrial ou a tradicional pintura de pisos industriais, é fundamental que alguns passos sejam seguidos. 

Isso porque qualquer serviço de pintura industrial demanda cuidados primordiais, especialmente quando se trata da preparação das superfícies. 

Sendo assim, a primeira etapa para desenvolver a atividade é realizar a limpeza da área que irá receber o material de coloração. 

Nessa etapa, os profissionais responsáveis pela tarefa deverão remover todo tipo de sujeira ou substância, como lixo, poeira, óleo, graxa, entre outros. 

Após essa fase, o serviço de pintura industrial deverá identificar a necessidade de correções da área, o que inclui trincas, rachaduras e buracos. 

É válido ressaltar que algumas superfícies precisam passar por tratamentos mais rigorosos antes aplicação da tinta, a fim de evitar corrosão, rugosidade ou outros problemas. 

Com o pré-tratamento feito, é o momento de começar oficialmente a pintura industrial, que deverá ser feita com a utilização de tintas e ferramentas corretas. 

Em um resumo geral da atividade, ela pode envolver a colocação de apenas uma mão de tinta ou mais, dependendo das necessidades estéticas e estruturais da superfície. 

Não só isso, cada serviço de pintura industrial possui seu próprio tempo de secagem, que deve ser respeitado para não interferir na eficiência do processo. 

Serviços vinculados ao de pintura industrial

Como visto no tópico anterior, o serviço de pintura industrial requer alguns cuidados para ser desenvolvido, fazendo com que outros trabalhos precisem ser vinculados a ele. 

Sem dúvidas, o mais popular de todos é o processo de jateamento por partículas abrasivas, que visa remover as impurezas da superfície, a fim de proporcionar uma base perfeita para a pintura.

Como normalmente os dois processos são necessários, é muito comum encontrar empresas que já prestam ambos os serviços.

E esse não é o único procedimento disponível, visto que na atualidade já existe o hidrojateamento, um método de limpeza que utiliza apenas água e alta pressão.

É importante citar que algumas superfícies que vão receber a pintura industrial ainda precisam passar por processos feitos por ferramentas manuais, como lixamentos e raspagens.

Embora a preparação encareça o preço da atividade, o serviço de pintura industrial ainda se destaca por sua excelente relação custo-benefício. 

Principais ferramentas e técnicas utilizadas no serviço de pintura industrial

Obviamente, o serviço de pintura industrial não pode ser feito sem o apoio das ferramentas e técnicas adequadas para a aplicação das tintas. 

Com relação aos equipamentos utilizados nos trabalhos, o destaque pode ir tanto para os rolos quanto para as pistolas de pintura. 

O método de pintura com rolos é um dos mais antigos, sendo muito solicitado para coberturas de grandes áreas planas, bem como com alta incidência de ventos. 

Já o serviço de pintura industrial com pistola pode atuar com processos bem mais complexos, inclusive onde o rolo não chega. 

Para isso, existem três tipos de equipamentos que podem ser solicitados: 

  • Comum: pistola que necessita de um compressor de ar mais potente, que faz com que a operação gere uma névoa de pintura considerável;
  • LVPL: modelo que trabalha com baixo volume de ar e pressão, fazendo com que sua utilização seja mais econômica; 
  • HVLP: pistola que funciona com um alto volume de tinta e uma baixa pressão de ar, promovendo uma pulverização suave. 

Além do rolo e da pistola, a pintura industrial pode necessitar de um compressor de ar, que gera o ar comprimido para abastecer as pistolas, e o tanque de pressão, que pressuriza a tinta com o insumo. 

Focando nas técnicas aplicadas durante o serviço de pintura industrial, especialmente quando se trata do uso da pistola, é essencial destacar algumas características.

Por exemplo, o equipamento sempre deve ser manuseado com o bico reto, nunca voltado para cima ou para baixo, a fim de não ocasionar um acabamento irregular. 

Não só isso, o serviço de pintura industrial deve ser feito em uma distância adequada da superfície que receberá a tinta. 

Isso porque aplicações muito perto podem causar o escorrimento da tinta e as muito longe podem ocasionar acabamento arenoso, formação de pó e cor muito leve. 

Normas importantes que são relacionadas ao serviço de pintura industrial

Não importa se é a pintura eletrostática industrial, a pintura por imersão industrial ou qualquer outro método de coloração, ele precisa adequar-se a uma norma para ser aplicado no setor.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) costuma regular a maior parte das diretrizes voltadas para o procedimento, como: 

  • NBR 6493: padroniza as cores das tubulações industriais;
  • NBR 15156: define os termos relativos à pintura industrial
  • NBR 7348: padroniza a pintura industrial, especialmente o que refere-se a preparação de superfície de aço com jateamento abrasivo ou hidrojateamento.

Além dessas, é possível destacar a N-2630, estabelece as características da tinta epóxi, e a N-2677, referente a tinta de poliuretano acrílico. 

Como contratar uma empresa para o serviço de pintura industrial?

Para contratar o serviço de pintura industrial, é necessário que o cliente se atente a vários fatores, como: 

  • Capacitação da mão de obra;
  • Tipo de superfície que será pintada; 
  • Tecnologia e eficiência das ferramentas; 
  • Qualidade das matérias-primas utilizadas; 
  • Atuação de acordo com as normas vigentes. 

Não só isso, a empresa de pintura industrial precisará ser autorizada pelos órgãos vigentes para desempenhar as atividades. 

Agora que você já sabe como escolher o melhor serviço de pintura industrial, conheça os parceiros do Soluções Industriais que trabalham com a atividade e aproveite o melhor do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação